Campanha de comunicação interna sobre segurança do trabalho – Brasil
Melhorar a qualidade de vida das pessoas é a base da Missão da
Philips. Gerir seu negócio tendo como objetivo essa Missão requer
cuidados tanto com o seu público interno, como com seus consumidores e
clientes.
Além dos diversos projetos do programa de qualidade
de vida da Empresa, a Philips está em constante processo de melhoria, em
busca de um ambiente de trabalho saudável, seja ele em seus escritórios
administrativos, seja em suas unidades industriais.
Na América Latina, várias ações são constantemente
implementadas visando melhorias no processo de gestão de saúde e
segurança no trabalho. Um bom exemplo é a ação Gestão Corporativa de
Saúde e Segurança no Trabalho. Iniciada em 2004, teve com objetivo
inicial conhecer a realidade de cada unidade industrial no Brasil,
verificando boas práticas, aspectos legais, indicadores de acidentes e
doenças ocupacionais.
Em março de 2005, concretizamos os trabalhos de estruturação de uma
Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO). Naquela oportunidade,
divulgamos um Manual Orientativo de SSO para todas as unidades
industriais . O manual inclui a política de SSO, o procedimento de SSO
baseado nas diretrizes básicas de Saúde e Segurança do trabalho da
Philips, os procedimentos de risco das unidades industriais, o
checklist de enquadramento legal e de documentação oficial, o plano de
ação, o quadro de gestão e os indicadores para cada negócio. Esse
manual foi atualizado em 2007, em conseqüência de novas exigências
legais e adequações locais.
Os objetivos de cada unidade passam por auditorias anuais, realizadas in
loco pelo médico do trabalho e pelo engenheiro de segurança do
trabalho, que reportam aos gerentes industriais os resultados e o plano
de ação para atender ao Manual orientativo de SSO. O objetivo é atuar
dentro do conceito one Philips, tendo como idéia principal a criação de
sistemas de gestão unificados e padronizados em todas as fábricas.
Em paralelo, propusemos, como uma iniciativa corporativa, a implantação
de um programa de gestão participativa, chamado de Programa de Controle
de Riscos (PCR), que tem o envolvimento direto de todos os funcionários
na busca de melhores práticas, identificando riscos de forma proativa e
solucionando-os em tempo adequado. O PCR tem o comprometimento da alta
direção e abrange um trabalho de equipe, envolvendo todos os níveis
hierárquicos – cada um com suas respectivas responsabilidades, focadas
em resultados concretos e efetivos, na busca de uma mudança cultural e
comportamental. Como exemplo o PCR representou, para a fábrica da
Philips em Recife, a redução de 27% no número de funcionários afastados
por acidentes, em 2007, em relação a 2006, quando havíamos alcançado a
sensível queda de 23%, em comparação com 2005.
Na mesma linha, no México, foi criado o programa Star (Segurança no
trabalho Alerta para Riscos), com o objetivo de prevenir acidentes. os
funcionários são responsáveis por apontar condições inseguras de
trabalho. como resultado, já foram indicados mais de 170 problemas, dos
quais cerca de 60% foram corrigidos.
Brasil
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
Total de funcionários afastados por acidentes:
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202
|
159
|
126
|
98
|
Campanha de comunicação interna sobre segurança do trabalho – Brasil:

Reconhecimento em saúde e segurança
A Philips do Brasil ganhou dois prêmios inéditos da ABS (Agência Brasil de Segurança): o Prêmio TOP de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e o Prêmio ABS de Segurança e Saúde no Trabalho. Criado em 1998, com a proposta de mensurar o desenvolvimento da aplicação de ações de prevenção nas empresas, o Prêmio ABS destaca as empresas que, devido à implantação de ações dessa natureza, apresentam os melhores resultados na qualidade de seu ambiente de trabalho.
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