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Campanha de comunicação interna sobre segurança do trabalho – Brasil

Damião dos Santos Nobre | 09:02 | 0 comentários

Melhorar a qualidade de vida das pessoas é a base da Missão da Philips. Gerir seu negócio tendo como objetivo essa Missão requer cuidados tanto com o seu público interno, como com seus consumidores e clientes.

Além dos diversos projetos do programa de qualidade de vida da Empresa, a Philips está em constante processo de melhoria, em busca de um ambiente de trabalho saudável, seja ele em seus escritórios administrativos, seja em suas unidades industriais.

Na América Latina, várias ações são constantemente implementadas visando melhorias no processo de gestão de saúde e segurança no trabalho. Um bom exemplo é a ação Gestão Corporativa de Saúde e Segurança no Trabalho. Iniciada em 2004, teve com objetivo inicial conhecer a realidade de cada unidade industrial no Brasil, verificando boas práticas, aspectos legais, indicadores de acidentes e doenças ocupacionais.

Em março de 2005, concretizamos os trabalhos de estruturação de uma Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO). Naquela oportunidade, divulgamos um Manual Orientativo de SSO para todas as unidades industriais . O manual inclui a política de SSO, o procedimento de SSO baseado nas diretrizes básicas de Saúde e Segurança do trabalho da Philips, os procedimentos de risco das unidades industriais, o checklist de enquadramento legal e de documentação oficial, o plano de ação, o quadro de gestão e os indicadores para cada negócio. Esse manual foi atualizado em 2007, em conseqüência de novas exigências legais e adequações locais.

Os objetivos de cada unidade passam por auditorias anuais, realizadas in loco pelo médico do trabalho e pelo engenheiro de segurança do trabalho, que reportam aos gerentes industriais os resultados e o plano de ação para atender ao Manual orientativo de SSO. O objetivo é atuar dentro do conceito one Philips, tendo como idéia principal a criação de sistemas de gestão unificados e padronizados em todas as fábricas.

Em paralelo, propusemos, como uma iniciativa corporativa, a implantação de um programa de gestão participativa, chamado de Programa de Controle de Riscos (PCR), que tem o envolvimento direto de todos os funcionários na busca de melhores práticas, identificando riscos de forma proativa e solucionando-os em tempo adequado. O PCR tem o comprometimento da alta direção e abrange um trabalho de equipe, envolvendo todos os níveis hierárquicos – cada um com suas respectivas responsabilidades, focadas em resultados concretos e efetivos, na busca de uma mudança cultural e comportamental. Como exemplo o PCR representou, para a fábrica da Philips em Recife, a redução de 27% no número de funcionários afastados por acidentes, em 2007, em relação a 2006, quando havíamos alcançado a sensível queda de 23%, em comparação com 2005.

Na mesma linha, no México, foi criado o programa Star (Segurança no trabalho Alerta para Riscos), com o objetivo de prevenir acidentes. os funcionários são responsáveis por apontar condições inseguras de trabalho. como resultado, já foram indicados mais de 170 problemas, dos quais cerca de 60% foram corrigidos.



Brasil
2004
2005
2006
2007
Total de funcionários afastados por acidentes:
202
159
126
98


Campanha de comunicação interna sobre segurança do trabalho – Brasil:



Reconhecimento em saúde e segurança
A Philips do Brasil ganhou dois prêmios inéditos da ABS (Agência Brasil de Segurança): o Prêmio TOP de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e o Prêmio ABS de Segurança e Saúde no Trabalho. Criado em 1998, com a proposta de mensurar o desenvolvimento da aplicação de ações de prevenção nas empresas, o Prêmio ABS destaca as empresas que, devido à implantação de ações dessa natureza, apresentam os melhores resultados na qualidade de seu ambiente de trabalho.

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